CM

Pneumologia n programa inovador no centro hospitalar de Coimbra

Doentes com falta de ar vão ao ginásio

Tentar respirar com um saco de plástico na cabeça e atado com um cordel: é assim que uma pessoa que sofre de doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) descreve os sintomas. Para aumentar a qualidade de vida destes doentes, que já não conseguem realizar tarefas tão básicas quanto fazer a barba ou pentear-se, o Centro Hospitalar de Coimbra (CHC) lançou um programa de reabilitação respiratória que permite regressar à vida activa.

Por:Paula Gonçalves

A reabilitação é centrada no exercício e no treino progressivo dos membros e dos músculos respiratórios. "Estes doentes não fazem exercício com medo de que o movimento lhes provoque falta de ar. O que fazemos é ensiná-los novamente a mexer-se. À semelhança do que se faz quando se treina um atleta, vamos progressivamente treinando o doente", explica Joaquim Moita, director do serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar de Coimbra.

Após a avaliação das capacidades de cada um, o treino desenvolve-se por dez semanas. O doente é acompanhado por nutricionistas, psicólogos e outros profissionais que o ensinam a autogerir a doença. O programa arrancou em Março, e os primeiros seis pacientes já concluíram o tratamento. "Os resultados são fabulosos. Há uma melhoria do bem-estar", constata Joaquim Moita.

Cidália Rodrigues, coordenadora do programa, recorda doentes que antes do tratamento ficavam no carro quando iam às compras com familiares e que depois passaram a acompanhá-los. "São coisas simples, mas que fazem a diferença", sublinha a pneumologista.

Comentários

Mensagens populares deste blogue