EXPRESSO

Reabilitação biomecânica

A ortótese biomecânica pode ajudar na recuperação de pessoas que sofreram um AVC ou lesões na espinal medula
A ortótese biomecânica pode ajudar na recuperação de pessoas que sofreram um AVC ou lesões na espinal medula
Uma em cada duas mil pessoas é portadora de uma doença neuromuscular. A esperança destes pacientes reside nos avanços tecnológicos que procuram novas soluções para lhes devolver a qualidade de vida perdida devido à incapacidade motora.

Uma ortótese é um dispositivo ortopédico que ajuda a corrigir e a melhorar as funções de um determinado membro do corpo. A parceria que une Portugal ao MIT pretende desenvolver uma ortótese activa e de acção biomecânica, projectada pelos investigadores do Instituto Superior Técnico, este dispositivo poderá ajudar vítimas de acidentes vasculares cerebrais, o temível AVC que atormenta Portugal, e, de uma forma geral, poderá ajudar doentes com lesões na espinal medula.

"Esta ortótese não só irá ter uma componente mecânica, que vai ajudar a pessoa a recuperar a função perdida, como irá ter uma componente de electro-estimulação muscular, ou seja, o que vai enervar novamente os músculos parados para que voltem novamente ao activo", explica Miguel Tavares da Silva, investigador do IST.

O projecto é desenvolvido em três fases: na primeira é feita uma análise pessoal e não-invasiva do tipo de patologia a tratar, estes resultados serão utilizados na segunda e terceira fase, que consistem no desenvolvimento do dispositivo que permitirá uma acção mecânica sobre o membro afectado, acção essa complementada pela estimulação eléctrica dos músculos do paciente.

A informação fornecida é preciosa em doentes que utilizam próteses nos membros inferiores, permitindo ajustar ao ínfimo detalhe o equipamento, de modo a melhorar a passada, por exemplo, a atletas para-olímpicos.


Comentários

Mensagens populares deste blogue