
IPO do Porto é a maior unidade da Península Ibérica
Medula óssea: 1 500 transplantes desde 1989
O Serviço de Transplantação de Medula Óssea (STMO) do IPO do Porto foi considerada a maior unidade da Península Ibérica, de acordo com o total de transplantes realizados, cerca de 1 500 desde 1989.
Alcançado este número, que foi simbolicamente assinalado esta terça-feira com uma largada de 1 500 balões, o director daquele serviço pretende avançar com outros projectos, um dos quais visa alargar o programa de transplantação a outras áreas, nomeadamente às doenças raras.
"Algumas dessas doenças podem ser curadas ou, parte delas, corrigidas com a transplantação de medula óssea. Muitas dessas doenças raras atingem vários sistemas, entre os quais o hematológico que é passível de correcção com transplantação de medula", afirmou António Campos.
O responsável disse que já foram realizados alguns transplantes, mas em número reduzido, uma vez que estes doentes não são referenciados de forma sistemática.
"O que estamos a fazer neste momento é tentar organizarmo-nos com a Pediatria do Hospital Maria Pia e com o ICBAS no sentido de aderirmos a um grupo europeu deste tipo de doenças. O objectivo é dar maior visibilidade e maior informação daquilo que é passível de ser curado ou pelos menos corrigido com este tipo de tratamento", sustentou.
Comentários