CM

Cancro: IPO do Porto é o primeiro hospital em Portugal a ter esta máquina

Equipamento trata tumores inoperáveis

Trata tumores benignos e malignos pequenos e em locais que os tornavam inacessíveis às técnicas cirúrgicas convencionais. O equipamento Novalis Tx permite realizar técnicas avançadas de radiocirurgia: direcciona de forma precisa a radiação para o tumor, quer este esteja no cérebro ou seja extracraniano. O IPO do Porto é o primeiro hospital do País e da Península Ibérica a ter este equipamento. Já foram tratados sete doentes desde Dezembro.

Por:Ana Sofia Coelho

O equipamento custou quatro milhões de euros e quando foi montado só existia um na Europa (em França). "É o Rolls-Royce da radiocirurgia. Todos os outros aparelhos exigem uma fixação externa, fixa ao crânio. Aqui, não há qualquer método invasivo", explicou Rui Ferreira, neurocirurgião do IPO do Porto. Com este equipamento, o doente usa uma máscara de imobilização facial, cómoda, enquanto que antes era colocado um anel fixo por parafusos no crânio para o imobilizar.

Mas as vantagens não se restringem à comodidade. "Este tipo de tratamento pode ser utilizado para qualquer localização, tumores benignos ou malignos, que têm obrigatoriamente de obedecer a critérios de inclusão muito rigorosos. A grande vantagem é para tumores pequenos", disse Helena Gomes Pereira, directora do Serviço de Radioterapia do IPO.

A dimensão do tumor não deverá exceder três centímetros. Com o equipamento Novalis Tx e o sistema Exactrac, o feixe de radiação incide de forma precisa e directa no tumor, sem provocar toxicidade significativa nos tecidos normais peritumorais. "Actualmente podemos atingir doses curativas com ausência ou toxicidade mínima", esclarece.

Comentários

Mensagens populares deste blogue