DN Desporto
Londres'2012 - Canoagem

"Quase em último em apoio, mas no topo em resultados"

por Agência Lusa e Óscar Morgado, editado por Gonçalo Lopes

"Quase em último em apoio, mas no topo em resultados"
Fotografia © REUTERS/Jim Young

José Sousa, um dos vice-presidentes da Federação Portuguesa de Canoagem, elogiou os resultados de Fernando Pimenta e Emanuel Silva em Londres, mas sublinhou que apenas houve "recursos mínimos" para lá chegar.

José Sousa, um dos vice-presidentes da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC), lembrou que a arte de conquistar finais olímpicas e medalhas dá "muito trabalho" a atletas, treinadores e federação, que tem levado a modalidade a patamares ímpares com recursos mínimos.

"Nenhuma federação pode estar satisfeita com as verbas que tem, muito menos a canoagem, que no 'ranking' dos apoios [estatais] é praticamente 'medalhável'... mas de baixo para cima. Estamos quase em último lugar em termos de apoio, mas no topo em termos de resultados", sintetizou José Sousa.

Minutos após a medalha de prata do K2 1000 metros conquistada por Fernando Pimenta e Emanuel Silva e do sexto lugar do K4 500 feminino, o dirigente enviava uma mensagem à tutela, de quem a modalidade sempre esperou "muito mais, de acordo com as dezenas de medalhas internacionais conquistadas nos últimos anos".

O vice-presidente da FPC insistiu que "todas as verbas e apoios devem ser dados pelo mérito e pelos resultados", esperançado de que o governo "olhe para a canoagem de forma diferente, após esta medalha de prata. Em 2012, a federação vai receber 377000 euros do Instituto de Desporto de Portugal, enquanto do Comité Olímpico de Portugal chegam 124000, um valor que coloca a canoagem perto da cauda dos apoios, quando, em termos de resultados, não tem havido modalidade em Portugal ao mesmo nível.

Comentários

Mensagens populares deste blogue