- Obter link
- X
- Outras aplicações
i
Centenas de pessoas protestam contra impunidade de crimes contra mulheres no México
Por Agência Lusa, publicado em 9 Mar 2013
Gritando ‘slogans’ como “Foram levadas vivas e vivas as queremos”, os manifestantes aproveitaram a celebração do Dia Internacional da Mulher para denunciar os mais de 4.000 assassínios de mulheres registados nos últimos seis anos, em apenas 13 Estados do país.
Vestidas com túnicas cor-de-rosa, com as fotos das suas filhas e exibindo informações relativas ao seu desaparecimento, exigiram nas ruas uma investigação mais aprofundada por parte das autoridades mexicanas.
Para a Cidade Juaréz, uma das mais atingidas pelos casos de assassínios de mulheres ao longo dos últimos 20 anos, seguiu, por exemplo, um grupo composto por duas dezenas de familiares de jovens dadas como desaparecidas, que efetuou uma viagem de quase um dia de carro para marcar presença no protesto.
Rosa María Apodaca, mãe de uma jovem que desapareceu em 2011 a caminho do local de trabalho, ou Juana Ybarra, mãe de Gabriela Espinosa, de quem não se sabe nada há dois anos, foram algumas das participantes.
A marcha, que partiu da Cidade do México, seguindo rumo ao Estado de Chihuahua (onde se localiza Cidade Juaréz), contou com a adesão de inúmeras organizações não-governamentais.
Comentários