Uma década depois, Elon Musk cumpriu com o prometido e
apresentou um carro eléctrico económico “para todos” – que, à semelhança
do que acontece com os iPhones da Apple, até criou filas de
compradores, dispostos a comprá-lo sem sequer saberem como seria.
O novo Tesla Model 3
é um carro com um preço a começar nos 35 mil dólares, capaz de
transportar 5 adultos confortavelmente, tem uma capacidade de carga
superior os modelos concorrentes, e tem uma autonomia de 350Km – um
valor simpático, mas que a Tesla espera melhorar até ao lançamento do
carro, previsto apenas para final de 2017.
A data de entrega está distante, mas isso não impediu mais de 100 mil
pessoas de sinalizarem já a sua intenção de compra com um adiantamento
de 1000 dólares, o que originou filas que se poderão comparar às dos
lançamentos dos novos iPhones, e demonstrando bem o fenómeno que a Tesla
está a conseguir gerar.
A quantidade de interessados que pagaram já um sinal de 1000 dólares
pela compra de um Tesla Model 3, que só ficará disponível no final de
2017, superou largamente as expectativas da empresa, atingindo 180 mil encomendas nas primeiras 24h.
O preço indicado é para o modelo base, que no entanto já tem coisas bem simpáticas,
como um tecto panorâmico em vidro de uma peça única; enquanto que no
seu interior o tradicional ecrã touchscreen na vertical passa a adoptar
uma orientação horizontal.
Uma vez que a maior parte das pessoas adicionou alguns extras ou
optou por versões mais potentes, o valor médio das encomendas é de 42
mil dólares, em vez dos 35 mil do modelo base, o que resulta em vendas
garantidas num total superior a 7.5 mil milhões de dólares.
Não será isto em tudo idêntico a uma campanha de crowdfunding,
onde temos pessoas dispostas a investir antecipadamente num “projecto”
que está a quase dois anos de distância de cumprir com a sua promessa?
A Tesla já revelou os seus planos – ou parte deles, uma vez que diz
ter ainda uma “2ª parte” que acredita que atrairá ainda mais clientes.
Irá o Tesla Model 3 finalmente dar o tiro de partido para a
verdadeira transição para os carros eléctricos, e de forma mais
acelerada do que se poderia imaginar?
Teremos que esperar mais uns anos para saber… mas não seria surpresa
se, no final desta década, o panorama dos fabricantes de carros tiver
sofrido grandes mudanças à custa deste Model 3.
ZAP
Comentários