Novo cocktail de drogas bebível “pode ser primeira cura para Alzheimer” 
Liliana Lopes Monteiro
8 horas atrás 


© iStock Novo cocktail de drogas bebível “pode ser primeira cura para Alzheimer”
A saúde do cérebro e a memória dos ratos que ingeriram a bebida melhorou em apenas um mês, revelam os cientistas norte-americanos.
A descoberta do cocktail inovador já foi descrita como “revolucionária e fascinante” por várias organizações internacionais que estudam a demência.

Os cérebros e a memória dos roedores melhorou apenas após tomarem a poção duas vezes por dia, por um mês. Sendo que a composição da mistura é baseada num antibiótico que já existia previamente e que poderá no futuro beneficiar milhões de pessoas em todo o mundo.
Uma equipa de investigadores na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, está agora a explorar se é seguro administrar aquele cocktail de drogas em seres humanos.
Os cientistas pensam que a toma somente de um cocktail por dia poderá ser suficiente para ver benefícios.
O professor Stephen Strittmatter, que trabalhou na pesquisa, disse: “Ainda não conseguimos determinar qual seria a dose ideal para os seres humanos, mas cremos que ingerir a mistura uma vez por dia poderá ser suficiente”.
Em declarações à publicação britânica The Telegraph, o médico David Reynolds, porta voz da Alzheimer’s Research UK (Centro de Pesquisa para a doença de Alzheimer, no Reino Unido), disse: “Até ao momento os investigadores demonstraram que esta droga experimental é capaz de melhorar a memória e de restaurar conexões celulares nervosas vitais em roedores com Alzheimer. Sendo agora necessárias pesquisas subsequentes em pessoas com a doença”.
“Há mais de 15 anos que não surge um novo tratamento para a demência, e como tal descobertas como esta são verdadeiramente entusiasmantes e motivadoras”.
A nova pesquisa foi publicada no periódico científico Cell Reports.


Comentários

Mensagens populares deste blogue