Avançar para o conteúdo principal

Investigadores canadianos testam estimulação elétrica da medula espinal com bons resultados.
SIC Notícias© Andreas Gebert / Reuters SIC Notícias
Um tratamento com estimulação elétrica à medula espinal devolveu os movimentos a pacientes com Parkinson, numa experiência realizada na Universidade de Western em Ontário, Canadá, revela a BBC.
Cerca de 25% dos doentes com Parkinson têm dificuldade em andar à medida que a doença vai avançando, muitas vezes acabando mesmo por ficarem paralisados e caírem ao tentarem. Isto porque andar implica o cérebro enviar sinais para a perna fazer o movimento e receber um sinal de volta quando esse movimento está completo. Ora, na doença de Parkinson, esse sinal de retorno ao cérebro é cada vez mais ténue, o que provoca a paralisia e o doente não consegue andar.
Com a estimulação elétrica, esse sinal foi amplificado, permitindo ao paciente andar normalmente.
Um tratamento que, para o professor Mandar Jog da Universidade de Western, trará grandes benefícios.
"A maioria dos nossos pacientes tem a doença há cerca de 15 anos e não consegue andar com confiança há já vários anos", contou à BBC. "Para eles, que estavam confinados em casa, com receio de cair ao andar, poderem agora ir até ao supermercado e até de férias é extraordinário".
A equipa ficou ainda supreendida porque o tratamento com o estímulo elétrico parece ter efeitos duradouros. Mesmo depois do fim das estimulações elétricas, os pacientes continuam a conseguir andar.

Comentários

Mensagens populares deste blogue