DN Alemanha

Governo vai taxar bancos para cobrir prejuízos da crise

por Lusa

Governo vai taxar bancos para cobrir prejuízos da crise

O governo alemão vai impôr aos bancos uma taxa para cobrir prejuízos causados ao Estado pela recente crise económica e para enfrentar futuras crises, revelou hoje o ministro das finanças, Wolfgang Schaeuble.

Os grandes bancos deverão contribuir mais do que as pequenas instituições de crédito, e o fundo deverá acumular biliões de euros, revelou o político democrata cristão.

Schaeuble esclareceu ainda que os bancos "não serão sobrecarregados" e que a referida taxa será "adequada" e proporcional ao risco que cada banco corre.

"É uma espécie de seguro para garantir o futuro", explicou o ministro.

Guido Westerwelle, chefe dos Liberais, um dos partidos da coligação governamental, comentou também a decisão, afirmando que "é preciso evitar que os bancos vivam à custa do dinheiro dos contribuintes".

Os causadores da crise "têm de sofrer as consequências", disse o vice-chanceler alemão.

Os líderes das três forças da coligação de centro-direita resolveram instituir a taxa bancária, cujos contornos serão ainda definidos por uma comissão especializada, numa cimeira no domingo, em Berlim, dominada por questões financeiras.

Na reunião também foi decidido que os planos para uma reforma fiscal a partir de 2011 só serão anunciados após a publicação da nova estimativa da colecta fiscal e das eleições regionais na Renânia do Norte-Westfália, a nove de maio.

O maior Estado federado alemão é também governado por uma coligação formada por democratas cristãos e liberais, e se estes perderem a respectiva maioria absoluta no Hemiciclo de Dusseldorf os partidos do governo central perderão também a maioria no Conselho Federal, segunda câmara legislativa.

Comentários

Mensagens populares deste blogue