ECONÓMICO

Holanda

Políticos defendem legalização total das drogas para sair da crise


Políticos holandeses de vários quadrantes partidários, em campanha para as legislativas de 9 de Junho, têm uma receita original para o país combater a indisciplina das finanças pública.

A legalização de todas as drogas, incluindo cocaína ou heroína, faz parte de uma proposta que tem a assinatura de juristas, académicos e ex-ministros, entre os quais o da Defesa, o conservador Frits Bolkenstein, e da Saúde, a liberal Els Borst.

"Todas as opções doem, mas há uma que alivia", lê-se na proposta, que tem como pano de fundo o corte de despesa de 30 mil milhões de euros que os Países Baixos tem de fazer para equilibrar as contas públicas. Segundo cálculos deste grupo, o Estado pouparia cerca de 15,75 mil milhões de euros por ano - 924 euros per capita - em operações policiais, branqueamento de capitais, contrabandistas e penas de prisão associados à proibição das drogas.

"A regulação do mercado da droga oferece uma oportunidade formidável de alívio fiscal", continua o comunicado, que exige "a eliminação de drogas leves e duras". Com um comércio controlado de drogas, o negócio traria mais receita fiscal ao Estado e reduziria o crime controlado, alegam os defensores. As ‘coffes shops' em Maastricht já prometeram a cada eleitor um cigarro de marijuana gratuito.

Comentários

Mensagens populares deste blogue