Sapo Notícias

Serralves em Festa arranca no Aeroporto Francisco Sá Carneiro

O Serralves em Festa 2010 acontece a 5 e 6 de Junho durante 40 horas consecutivas. O programa do maior festival de arte contemporânea do país, conhecido nesta segunda-feira, conta com mais de 90 eventos, 600 artistas em cerca de 250 apresentações com entrada livre. Antes da abertura oficial, decorrem actividades na baixa e no aeroporto do Port

Dentro das dezenas de artistas e apresentações, o director do Museu de Serralves destacou os pontos altos do festival que ocupa o primeiro fim-de-semana de Junho, das 8h de sábado à meia-noite de domingo.

Na música, um tributo a James Brown pelos instrumentos dos norte-americanos Burnt Sugar the Arkestra Chamber marcado para o dia 6 de Junho. A banda idie-punk Bonaparte e os parisienses dOP actuam no sábado à noite (dia 5). Uma participação “simbólica” será a da Big Band do Hot Club, “a mais antiga big band de Portugal que agora está sem espaço”, notou João Fernandes, relembrando o incêndio que atingiu o clube de Jazz lisboeta.

Como já é habitual, o circo contemporâneo é um dos momentos esperados no Serralves em Festa que traz a companhia francesa Le Nadir com “Shoot the Girl First”. Um projecto em estreia nacional da responsabilidade de Isabel Alves Costa, que faleceu em 2009. A apresentação é uma homenagem à programadora que esteve presente desde a primeira edição do Serralves em Festa.

“Vale” é o nome do espectáculo de dança contemporânea de Madelena Vitorino, que reúne bailarinos e intérpretes locais. Os amantes do bailado poderão ver ainda “Íman”, uma coreografia de Filipa Francisco, desenvolvida com um grupo de dança da Cova da Moura.

Desde 2008 que o Serralves em Festa é também uma montra para criações de jovens artistas. Este ano não será diferente: dez projectos seleccionados nas áreas da música, dança, teatro, cinema e vídeo mostram-se ao público durante as 40 horas de animação.



Comentários

Mensagens populares deste blogue