JN País > Porto

Equipa especial transportará crianças em estado crítico

INEM e S. João vão assegurar transferências entre hospitais para reduzir riscos nas viagens
Inês Schreck

O INEM e o Hospital de S. João vão assegurar as transferências entre hospitais de crianças e adolescentes gravemente doentes. Com uma ambulância e equipa especiais pretende-se baixar os riscos de agravamento da doença e até de morte durante as viagens.

foto lisa soares/global imagens
Equipa especial transportará crianças em estado crítico
Transporte destina-se a crianças e adolescentes

O Transporte Inter-hospitalar Pediátrico (TIP) da região Norte vai ser criado hoje, sexta-feira, através de um protocolo a assinar entre o INEM e o Hospital de S. João. O serviço arranca no próximo dia 2 de Abril e poderá vir a ter mais hospitais como parceiros. Vai funcionar todo o ano, 24 horas por dia, e estima-se que vá efectuar 60 viagens por mês.

O objectivo é que a transferência entre hospitais de bebés, crianças e adolescentes (até completarem a idade pediátrica - 18 anos) seja feita com a maior segurança possível, numa ambulância equipada como se fosse uma sala de Cuidados Intensivos e uma equipa de profissionais com a formação adequada para prestarem assistência durante o transporte. Sempre que necessário, o transporte pode ser feito no helicóptero do INEM.

Comentários

Mensagens populares deste blogue