JN Sociedade

Actividade física semanal reduz incidência do cancro

Fazer 150 minutos de actividade física moderada por semana pode reduzir o risco de cancro da mama e do cólon, segundo as novas recomendações da Organização Mundial da Saúde, divulgadas hoje, sexta-feira, a propósito do Dia Mundial do Cancro.

"A actividade física desempenha um papel importante na redução da incidência de determinados cancros", afirma Ala Alwan, director-geral adjunto da OMS para as Doenças Não Transmissíveis e Saúde Mental.

Segundo o responsável, "a inactividade física é o quarto factor de risco principal para todas as mortes globais, sendo que 31% da população de todo o mundo não pratica actividade física".

Em 2008, perto de 460 mil mulheres morreram vítimas de cancro da mama, enquanto cerca de 610 mil homens e mulheres morreram de câncer do colo-retal.

As novas recomendações alertam que, pelo menos, 150 minutos de actividade física aeróbica de intensidade moderada durante a semana, para as pessoas com 18 anos ou mais, podem diminuir o risco de doenças não transmissíveis, incluindo cancro da mama e do cólon, diabetes e doenças cardíacas.

Nas idades entre os 5 e os 17 anos, é recomendado, pelo menos, 60 minutos de actividade física moderada a vigorosa, pode proteger a saúde e reduzir o risco dessas doenças.

Comentários

Mensagens populares deste blogue