CORREIO da MANHÃ - Saúde

Nova esperança para tumores

Sem incisões no crânio, a radiação é administrada directamente na lesão.

Por:Ana Carvalho Vacas

É uma técnica não invasiva de eficácia comprovada no tratamento de malformações e tumores em zonas profundas do cérebro ou próximas de áreas responsáveis por funções vitais, tais como a linguagem, audição ou movimento: sem incisões no crânio, o doente é tratado numa única sessão – e no prazo de 24 horas pode regressar à vida normal, escapando aos riscos e complicações da cirurgia convencional, que se prolongam por meses.

Com extrema precisão, são administradas doses de radiação na área lesionada, minimizando o risco de afectar tecidos saudáveis e anulando os efeitos da radioterapia tradicional: fadiga, vómitos, perda de cabelo e de capacidades cognitivas. Pode durar minutos ou horas, dependendo do tamanho e localização da lesão. Já os resultados são visíveis nas semanas seguintes. O objectivo da intervenção é estabilizar a lesão, que, quando inactiva, diminui com o tempo. Ainda que persistam resquícios do tumor, tal não significa perda de qualidade de vida.

A radiocirurgia Gamma Knife é uma técnica para todas as idades e não interfere com outros tratamentos, mas é recomendada a idosos, pessoas com vida social activa e que tenham sido sujeitas a várias cirurgias.

Sonho para uns, milagre para outros, esta técnica revolucionária é real e não é preciso sair do País: instalado no Hospital Cuf Infante Santo, Lisboa, o Centro Gamma Knife é considerado um dos três melhores a nível europeu.

Comentários

Mensagens populares deste blogue