sapo Notícias

Projeto inovador faz renascer a agricultura em Penafiel

Ver notícia completa e vídeo em: http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1170797.html

São jovens, formados e... agricultores. Criado há menos de um ano, o projeto Semear Penafiel já conta com 12 produtores em modo biológico. A iniciativa autárquica tem duas vertentes, a agricultura tradicional e a biológica, mas é esta última que tem despertado mais interesse.

Foi a realização de um sonho. Maria e António tornaram-se oficialmente agricultores biológicos nas horas vagas. O SAPO apadrinhou o início do projeto, a plantação das primeiras follhas bebés. Num dia de sorte para os supersticiosos... Dia sete do sétimo mês do ano.

São um dos 12 produtores biológicos do projeto Semear Penafiel. A iniciativa autárquica criada há menos de um ano tem duas vertentes, a agricultura tradicional e a produção em modo biológico, mas é nesta última que o projeto começa a criar raízes.

A nova plantação de Maria Merêncio, professora do 1º ciclo, é fruto de muita pesquisa, leitura e aconselhamento com outros agricultores. Juntamente com o marido, conseguiu financimento de 40% do programa comunitário PRODER para a constituição das estruturas físicas, e o restante veio das poupanças. Para a certificação dos terrenos contaram com a ajuda da Câmara Municipal de Penafiel, o maior suporte do projeto.

"O município definiu um plano de apoio ao aparecimento de novos produtores em modo biológico, nomeadamente na comparticipação da certificação dos terrenos, comparticipando 100% no primeiro ano, 50% no segundo e 25% no terceiro ano, dando também um apoio financeiro nas formações iniciais em agricultura biológica", explica Susana Oliveira, vereadora do Desenvolvimento Rural na Câmara Municipal de Penafiel.

"Procuramos também, dentro das nossas possibilidades e em parceria com a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, dar todo o apoio técnico que esses produtores precisam. Estes são, digamos assim, os incentivos mais diretos para o aparecimento de produtores em modo biológico", remata Susana Oliveira.

Catarina Osório

Comentários

Mensagens populares deste blogue