Correio da Manhã

Operação através do umbigo

Uma pequena e única incisão no umbigo, de cerca de um centímetro de largura, é o suficiente para operar e dar mais qualidade de vida ao doente: reduzir a dor, as infecções e o tempo de recuperação, associados a qualquer acto cirúrgico.

Por:Ana Carvalho Vacas

Chama-se laparoscopia de incisão única, clinicamente denominada de Single Incision Laparoscopic Surgery – SILS. Trata--se de uma técnica minimamente invasiva, realizada com o auxílio de uma microcâmara de vídeo – o laparoscópio, através do qual se pode visualizar o interior da zona abdominal – e de dois ou três instrumentos cirúrgicos (pinças), especialmente desenhados para esta cirurgia. Estes vão ser os "olhos" e as "mãos" do cirurgião, que acompanha todo o procedimento através de um televisor. Para criar espaço suficiente para a realização da cirurgia, é introduzido um gás (dióxido de carbono) no interior do abdómen, de modo a que este dilate e seja possível a visualização dos órgãos internos. A novidade: todos estes instrumentos são introduzidos através de um único orifício – o umbigo. Aproveita-se assim uma cicatriz natural do corpo, não estando o doente sujeito a novas cicatrizes. É um procedimento que dura sensivelmente uma hora.

Não há limite de idade para se ser submetido a esta técnica. Porém, nem todos os doentes podem ser submetidos a este novo método cirúrgico. Trata--se de pacientes com infecções no umbigo ou que, devido ao facto de já terem sido submetidos a outras cirurgias, apresentem algumas cicatrizes abdominais internas. Problemas de coagulação ou a existência de risco anestésico são também entraves à realização da SILS.

Disponível em Portugal desde 2009, já foram realizadas mais de mil operações com recurso a esta técnica. As aplicações são várias: operações à vesícula ou apêndice, remoção de baço, rins ou quistos nos ovários, correcções da bexiga, laqueação de trompas, tratamento de hérnias e, inclusivamente, colocação de bandas gástricas ou reduções do estômago. Os resultados têm sido positivos, tendo a laparoscopia de incisão única potencial para funcionar como alternativa à cirurgia em procedimentos mais complexos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue