Rádio Renascença
Milionários franceses querem pagar mais impostos para ajudar país




Após a proposta do norte-americano Warren Buffet, a ideia atravessou o Atlântico e ganhou adeptos na França.

Representantes das 16 maiores fortunas do país oferecem-se para pagar mais impostos, para resolver os problemas financeiros do país. Entre eles está o dono da L'Oreal e o chefe da companhia petrolífera TOTAL.

Numa petição publicada pela revista “Le Nouvel Observateur”, representantes de empresas, gestores e milionários individuais defendem a criação de um imposto excepcional sobre a riqueza.

"Nós, presidentes e líderes empresariais, empresários, financeiros, profissionais ou cidadãos ricos, queremos o estabelecimento de uma contribuição excepcional, que afetaria os contribuintes franceses mais favorecidos", pode ler-se na petição.

A iniciativa surge após o multi-milionário norte-americano, Warren Buffett, ter feito um apelo semelhante ao Governo dos Estados Unidos. O terceiro homem mais rico do mundo segundo a "Forbes", escreveu um artigo de opinião no "New York Times" onde diz ser altura de subirem as taxas de impostos aos mais ricos.

“Enquanto as classes baixas e médias lutam por nós no Afeganistão, e enquanto a maior parte dos americanos luta para fazer face às despesas, nós os super-ricos continuamos a ter isenções fiscais extraordinárias”, escreveu o presidente da Berkshire Hathaway.

(Nota do bloguista: Quando se chega ao cúmulo de serem os próprios beneficiados que chamam à atenção para o escândalo, é fácil lobrigar a enormidade da injustiça a que os políticos dão cobertura...)

Comentários

Mensagens populares deste blogue