Correio da Manhã

Transplantes hepáticos pediátricos vão ser retomados em Portugal

Programa está suspenso desde Julho de 2011

Transplantes hepáticos pediátricos: Consultas começam quarta-feira em Coimbra

As crianças portuguesas candidatas a transplantes do fígado começam quarta-feira a ser avaliadas, no Hospital Pediátrico de Coimbra (HPC), ao abrigo da reactivação do serviço em Portugal, que acaba com o encaminhamento dos doentes para Espanha.

Segundo a pediatra Isabel Gonçalves, são seis as crianças em lista de espera, incluindo uma que está a ser seguida em Espanha, para onde eram encaminhadas, desde a suspensão do programa nacional, em Julho de 2011.

"Nenhum dos casos é extremamente urgente, há uma criança em Espanha que está a fazer avaliação e que é a que nos preocupa. Vamos ver se será transferida ou se ainda terá algum órgão lá", disse a médica, numa conferência de imprensa, no HPC.

O programa foi hoje reactivado e até 15 de Março serão criadas as condições para o início dos primeiros transplantes, no HPC, sob a liderança de Emanuel Furtado, até agora o único cirurgião especializado nesta área em Portugal, e que, com a sua saída para uma outra unidade hospitalar de Coimbra motivara a suspensão dos transplantes no país.

"O importante para o país é que, a partir de agora, temos um centro onde as coisas podem ser feitas com toda a linearidade, vamos criar as condições para que haja uma continuidade, uma equipa com capacidade duradoura", disse o secretário de Estado adjunto do ministro da Saúde, Leal da Costa, frisando estar "em condições de garantir que tudo fará para que não aconteça" o que se verificou no passado - a suspensão do programa, por depender de um único especialista, e encaminhamento dos doentes para Espanha.

Leal da Costa garantiu que "está tudo definido: as crianças serão operadas no HPC, podendo, numa fase transitória, sê-lo nos Hospital da Universidade de Coimbra (HUC)".

Questionado sobre a eventualidade de vir a ser criado um segundo centro, em Lisboa ou no Porto, o governante disse que, "para já, o importante é ter (o de) Coimbra a funcionar".

O centro de transplantes hepáticos pediátricos de Coimbra terá "toda a autonomia que precisar" e ao cirurgião serão dadas as "condições que considera essenciais, para poder formar a sua equipa", acrescentou.

Em 2011 foram transplantadas nove crianças portuguesas, quatro em Espanha e cinco em Coimbra (até Junho).

Comentários

Mensagens populares deste blogue