CORREIO da MANHÃ

Investigação sobre doença de Machado-Joseph

Sandro Alves recebe Prémio Pulido Valente Ciência 2011

A investigação de Sandro Alves sobre a doença de Machado-Joseph é a vencedora da 9a edição do Prémio Pulido Valente, cujo tema foi 'Doenças genéticas - Novas abordagens para diagnóstico, mecanismo e tratamento'.

Por:Raquel P. Loureiro

Esta doença, também designada como ataxia espinocerebelosa do tipo 3, é uma doença rara e hereditária que se manifesta na maioria dos casos entre os 30 e os 40 anos e que conduz progressivamente à incapacidade motora e à morte de populações específicas de neurónios.

No seu trabalho, o biólogo mostrou que é possível reduzir os sintomas patológicos da doença Machado-Joseph, através do “silenciamento não específico da expressão da proteína ataxina-3 (normal e mutada)”.

Sandro Alves mostrou-se orgulhoso por receber este ”prémio especial” fruto do artigo “Silencing ataxin-3 mitigates degeneration in a rat model of Machado-Joseph disease: no role for wild-type ataxin-3”, publicado em 2008 na revista Human Molecular Genetics.

O prémio, no valor de 10 mil euros, foi entregue pelo presidente da Fundação Pulido Valente, João Monjardino e pelo presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia, Miguel Seabra, numa cerimónia que se realizou esta tarde no Palácio das Laranjeiras.

Este prémio visa distinguir o melhor trabalho de investigação publicado no domínio das Ciências Biomédicas, elaborado por académicos com menos de 35 anos.

“O objectivo é premiar jovens cientistas a trabalhar nos laboratórios portugueses. Desde o inicio deste projecto que o número de candidaturas aumenta de ano para o ano, o que marca o desenvolvimento da Ciência em Portugal”, acrescentou João Monjardino.

Comentários

Mensagens populares deste blogue