Expresso

FARC libertam últimos reféns militares

Após mais de 12 anos de cativeiro, dez polícias e militares foram ontem libertados pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

Os militares colombianoss Luis Hernando Pena e Wilson Rojas Medina à chegada ao aeroporto de Villavicencio, Colombia, após 12 anos de cativeiro, na selva, às mãos das FARC
Os militares colombianoss Luis Hernando Pena e Wilson Rojas Medina à chegada ao aeroporto de Villavicencio, Colombia, após 12 anos de cativeiro, na selva, às mãos das FARC
EPA

Uma missão humanitária da Cruz Vermelha resgatou ontem da selva colombiana os dez últimos polícias e militares reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), noticiou hoje a agência noticiosa francesa AFP. Mais de uma centena de civis continuam sequestrados.

Os mais antigos reféns da guerrilha, mantidos em cativeiro durante 12 a 14 anos, embarcaram a bordo de dois helicópteros do exército brasileiro, que foram colocados à disposição do Comité Internacional da Cruz Vermelha e da organização "Colombianos para a Paz".

"A libertação dos quatro militares e seis polícias detidos pelas FARC foi confirmada", anunciou a porta-voz do Comité Internacional da Cruz Vermelha, Maria Cristina Rivera, numa declaração lida no aeroporto de Villavicencio, a 110 quilómetros a sul de Bogotá.

Libertação de uma só vez


Os dois helicópteros tinham descolado de Villavicencio, onde aguardavam familiares dos reféns e uma delegação de personalidades estrangeiras, incluindo a Prémio Nobel da Paz guatemalteca, Rigoberta Menchu.

Ao final do dia, os dez polícias e militares foram transferidos para a capital colombiana para se submeterem a exames médicos.

Depois de terem previsto a libertação dos reféns em dois grupos, na segunda e quarta-feira, os rebeldes das FARC acabaram por libertá-los todos de uma só vez.

Segundo as autoridades colombianas, dois polícias continuam desaparecidos, muito embora a guerrilha nunca tenha reivindicado a sua captura.



Ler mais: http://expresso.sapo.pt/farc-libertam-ultimos-refens-militares=f716606#ixzz1qy09SJWo

Comentários

Mensagens populares deste blogue