- Obter link
- X
- Outras aplicações
Expresso
FARC libertam últimos reféns militares
Após mais de 12 anos de cativeiro, dez polícias e militares foram ontem libertados pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.
Uma missão humanitária da Cruz Vermelha resgatou ontem da selva colombiana os dez últimos polícias e militares reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), noticiou hoje a agência noticiosa francesa AFP. Mais de uma centena de civis continuam sequestrados.
Os mais antigos reféns da guerrilha, mantidos em cativeiro durante 12 a 14 anos, embarcaram a bordo de dois helicópteros do exército brasileiro, que foram colocados à disposição do Comité Internacional da Cruz Vermelha e da organização "Colombianos para a Paz".
"A libertação dos quatro militares e seis polícias detidos pelas FARC foi confirmada", anunciou a porta-voz do Comité Internacional da Cruz Vermelha, Maria Cristina Rivera, numa declaração lida no aeroporto de Villavicencio, a 110 quilómetros a sul de Bogotá.
Libertação de uma só vez
Os dois helicópteros tinham descolado de Villavicencio, onde aguardavam familiares dos reféns e uma delegação de personalidades estrangeiras, incluindo a Prémio Nobel da Paz guatemalteca, Rigoberta Menchu.
Ao final do dia, os dez polícias e militares foram transferidos para a capital colombiana para se submeterem a exames médicos.
Depois de terem previsto a libertação dos reféns em dois grupos, na segunda e quarta-feira, os rebeldes das FARC acabaram por libertá-los todos de uma só vez.
Segundo as autoridades colombianas, dois polícias continuam desaparecidos, muito embora a guerrilha nunca tenha reivindicado a sua captura.
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/farc-libertam-ultimos-refens-militares=f716606#ixzz1qy09SJWo
Comentários