JN

Economista propõe criação de sistema monetário com dinheiro digital

A economista espanhola Susana Martín Belmonte propõe no seu livro "Nada está Perdido" a definição de um novo sistema monetário baseado numa moeda digital que desapareceria quando estivesse completo o ciclo produtivo que motivou a sua criação.

foto ARQUIVO JN
Economista propõe criação de sistema monetário com dinheiro digital

Susana Martín explica que, atualmente, a maior parte do dinheiro é criado como um empréstimo com juros, tendo como consequência que haja sempre mais dívida que dinheiro para pagá-la.

Na sua opinião, esta situação coloca a sociedade numa posição de necessidade relativamente às instituições financeiras, obrigando as pessoas a competir pelo capital financeiro e favorecendo a especulação.

A autora do livro "Nada está perdido. Um sistema monetário e financeiro alternativo e saudável", que será apresentado na próxima semana, referiu em entrevista à agência EFE que "o dinheiro digital tem já as mesmas caraterísticas de um serviço web.2.0".

Este ponto, aliado a outros pontos técnicos - "cria-se carregando numa tecla" - permitiria que se mudasse a regulação da emissão de moeda.

A autora dá a este exercício de direitos o nome "soberania financeira de cidadania".

O livro analisa de uma forma didática o funcionamento do atual sistema económico, considerando ser prejudicial para a saúde do planeta por estar orientado para o crescimento e caraterizado pelo consumismo.

O aparecimento desta soberania levaria a que as pessoas e as empresas iriam desprender-se do domínio atualmente exercido pelo poder financeiro através da lógica que obriga à competição pelo dinheiro.

Assim, poderia ser fundado um novo sistema de utilização de recursos com a finalidade de produzir para responder às necessidades reais da cidadania.

Comentários

Mensagens populares deste blogue