CM
d.r. Aída esclarece que emancipar as mulheres é sinónimo de crescimento  económico


Apresentado no V Encontro Mulheres por um Mundo Melhor

Espanha: Plano de igualdade sexual para África

A ministra espanhola da Igualdade, Bibiana Aído, apresentou este domingo em Valência o Plano Estratégico Mulheres por um Mundo Melhor cujo objectivo passa pela promoção da igualdade sexual das mulheres em África.

Depois de Moçambique (2006), Madrid (2007), Nigéria (2008) e Libéria (2009), foi a vez de Valência receber a quinta edição do Encontro Mulheres por um Mundo Melhor, onde foi apresentado o plano que visa desenvolver o continente africano e melhorar a sua qualidade de vida.

O Plano em causa assenta sobre quatro aspectos fundamentais: a emancipação das mulheres, o crescimento económico, a saúde e a educação.

A emancipação da mulher africana assenta numa participação cívica activa, enquanto o objectivo relativamente à saúde é o de diminuir drasticamente o contágio pelo vírus da SIDA e o número de mulheres que morrem durante os partos.

Para alcançar um crescimento económico o Plano denota a necessidade de se reconhecer o trabalho da mulher, nomeadamente na agricultura e no abastecimento de água nas zonas rurais, ao mesmo tempo que é importante alargar a educação ao sexo feminino.

Bibiana Aído afirmou que é indispensável que se desenvolvam planos que favoreçam a promoção das mulheres na Administração Pública e na vida cívica, pois só assim se poderá “alcançar a igualdade do género no continente africano, o que corresponde ao progresso e ao bem-estar do povo africano”, de acordo com o diário espanhol ‘El Periódico’.

Patrícia M. Carvalho

Comentários

Mensagens populares deste blogue