Responsáveis por 80% das emissões subscrevem Acordo de Copenhaga

Filipa Alves

A ONU revelou ontem a lista dos 111 países que subscreveram o Acordo de Copenhaga e que se comprometem até 2020 a limitar e reduzir as emissões de gases com efeito de estufa pelas quais são responsáveis e que correspondem a 80% do total global.

Em Dezembro, a tão aguardada Cimeira das Alterações Climáticas que teve lugar em Copenhaga com o objectivo de acordar um sucessor do protocolo de Quioto terminou sem o tão desejado tratado global e legalmente vinculativo.

Depois de 13 longos dias de negociações, foi apenas forjado o “Acordo de Copenhaga” subscrito por alguns dos países mas amplamente rejeitado por outros, uma declaração de intenções em que era reconhecida a necessidade de limitar a subida das temperaturas a 2ºC, comprometendo-se os “signatários” a propor até Fevereiro de 2010 uma série de medidas para controlar as respectivas emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE).

As propostas de vários países, entre os quais os maiores poluidores, China e Estados Unidos, foram apresentadas à ONU que apenas ontem revelou a lista de países signatários do Acordo de Copenhaga, um total de 111 nações que globalmente são responsáveis por 80% das emissões de GEE a nível global.

Novos desenvolvimento da saga da luta contra as Alterações Climáticas empreendida a nível global resultarão na conferência climática que decorrerá no final do ano no México.

Comentários

Mensagens populares deste blogue