Sapo
Consultório DECO

Frutas e legumes com a 'Teste Saúde'

Frutas e legumes com a 'Teste Saúde'

Um em cada três cancros deve-se a hábitos alimentares e de vida pouco saudáveis, possíveis de controlar.

Os tumores malignos têm causas múltiplas. O tabaco e o consumo excessivo de álcool são duas. Mas há muitos outros factores, como antecedentes de doenças ou certos tipos de cancros na família, hábitos alimentares, estilos de vida, medicamentos ou a exposição a contaminantes ambientais. Nos últimos 50 anos, vários estudos têm destacado o importante papel da alimentação como arma de prevenção.

Uma dieta rica em fruta e legumes reduz o número de cancros do pulmão. Menos sal e alimentos fumados diminuem os casos de tumor no estômago. A obesidade aumenta o risco de cancro do cólon, endométrio e mama nas mulheres. O tabaco e o álcool são as principais causas de cancro da boca e da laringe. É provável que o excesso de carne, sobretudo charcutaria, cereais refinados e açúcar, a par do abuso do álcool e peso a mais, aumentem o risco de cancro do cólon e recto.

Para uma alimentação equilibrada, o ideal é consumir diariamente 400 gramas de frutas e legumes ou cinco doses. Apesar de os legumes poderem ser uma fonte de nitratos, a Teste Saúde esclarece: certas substâncias nestes alimentos, como a vitamina C, neutralizam potenciais efeitos negativos. Para a população em geral, garante, os benefícios superam os riscos, que advêm sobretudo da transformação daqueles compostos em nitritos.

Esta conversão produz-se por acção de bactérias na boca e estômago. Por sua vez, os nitritos podem reagir com as aminas dos alimentos e gerar nitrosaminas, potencialmente cancerígenas. Segundo uma investigação da revista de consumidores, que incluiu espinafres congelados e frescos, alface, couve lombarda e alho francês, os espinafres frescos foram os mais problemáticos.

Alguns grupos devem evitar legumes ricos em nitratos. Devido ao baixo peso, a dose diária aceitável destas substâncias é rapidamente atingida por bebés e crianças. Nas grávidas, há o risco de os nitritos atravessarem a placenta e danificarem o feto. Já nos indivíduos com distúrbios gástricos, a conversão de nitratos em nitritos pode ser maior.

Comentários

Mensagens populares deste blogue