pplware

Japoneses criam Perna que Recebe Sinais do Cérebro

Foi criada pela empresa Japonesa de robótica Cyberdyne, uma perna artificial capaz de interpretar os sinais do cérebro e, a partir deles e das suas ordens, movimentar-se, facilitando os movimentos do seu utilizador, tornando o caminhar fluente e natural.

Os criadores utilizaram a mesma tecnologia inserida em 2008 no inovador “traje-robot” denominado de HAL, uma espécie de armadura cibernética que facilitava os movimentos a idosos e pessoas com necessidade especiais.

O porta-voz da empresa Cyberdyne, Mitsuhiro Sakamoto, explica que “o principio robótico é o mesmo. O sistema da perna tem sensores que podem ler os sinais enviados pelo cérebro”.

O funcionamento desta tecnologia processa-se da seguinte forma:

Quando os sensores detectam que o cérebro envia uma ordem de movimento para a perna, os pequenos motores que se encontram instalados na extremidade artificial desta movimentam, de forma automática, os mecanismos do joelho e do tornozelo.

Esta perna ortopédica irá permitir e facilitar o caminhar natural dos utilizadores, sem auxílio de muletas. Os responsáveis da empresa acreditam que esta tecnologia estará no mercado pronta para ser comercializada dentro de, aproximadamente, quatro anos.

Para além de pernas, a empresa Cyberdyne, tem em vista aplicar estes princípios robóticos no fabrico de braços artificiais também para fins ortopédicos.

Aqui está mais uma ideia tecnológica para colmatar as dificuldades, e limitações, de pessoas fisicamente deficientes ou com certos problemas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue