CM Saúde

Melhorará qualidade de vida dos doentes

Canábis autorizada para tratar esclerose múltipla

As autoridades de saúde espanholas aprovaram esta quarta-feira a comercialização de um novo medicamento para a esclerose múltipla, denominada Sativex, que tem como principal componente um derivado de cannabis.

A chegada do fármaco às farmácias espanholas não ocorrerá antes do quarto trimestre de 2010 e será somente distribuído sob receita médica para doentes com sintomas de espasticidade (rigidez muscular) moderada ou grave.

"Este spray não será destinado a todos os doentes da doença, mas sim destinado principalmente aqueles que não consigam aliviar a espasticidade com outros medicamentos", adiantou Pedro Carrascal, director executivo da Federação Espanhola para a Luta contra a Esclerose Múltipla.

Segundo o director, esta medida vai potenciar e melhorar a qualidade de vida dos doentes. A venda do fármaco poderá ser alargada a outros países como Alemanha e Itália.

A esclerose múltipla é uma doença neurodegenerativa crónica que afecta o sistema nervoso central, dificultando a comunicação do cérebro com o resto do corpo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue