JN
Gente

A pedalar pelo Gaiato

Luís Monteiro D'AguiarEmpresário de 58 anos vai pedalar 365 quilómetros para angariar fundos para a Casa do GaiatoLuís Monteiro d'AguiarEmpresário de 58 anos vai pedalar 365 quilómetros para angariar fundos para a Casa do Gaiato
SANDRA BRAZINHA

É a pedalar que Luís Monteiro d'Aguiar, de 58 anos, visita, entre hoje e sábado, as três Casas do Gaiato existentes no país. Com o sobrinho Diogo Monteiro d'Aguiar, de 14 anos, vai percorrer 365 quilómetros para angariar fundos para a obra de rua fundada, há 70 anos, pelo seu tio-avô, o conhecido Padre Américo.

"Não quero nada para mim. O dinheiro é mandado directamente para uma conta da Casa do Gaiato. Desde um euro a um milhão, a gente aceita tudo", salienta o ciclista, frisando que os donativos serão distribuídos consoante as carências.

"São 600 rapazes a quem se tem que dar de comer três vezes ao dia, têm de se vestir e calçar e precisam de material escolar. Estão sempre a ter necessidades", adianta o empresário do lazer que tem como obra mais querida o Oceanário do Porto.

Por estradas secundárias, a viagem de Setúbal a Miranda do Corvo e depois até Paço de Sousa vai ser dificultada pelo calor. "O primeiro cuidado que vamos ter é beber muita água e líquidos hidratantes e o segundo é não andarmos mais de 80 a 90 quilómetros por dia. Não vai dar para mais com este tempo", avança, depois de nas últimas cinco semanas ter pedalado 600 quilómetros, num treino para o desafio que hoje começa com uma etapa de 99 quilómetros entre Algeruz e Alpiarça.

"Não tenho tempo para perder tempo" é o lema do Padre Américo que nunca esquece.

Comentários

Mensagens populares deste blogue