Durma bem para ser sexy e mais  inteligente


EXPRESSO

Durma bem para ser sexy

e mais inteligente

Ter ajuda a ser maisboas noites de sono belo, ter mais e melhor sexo e ser mais inteligente. E ainda promove o bom humor. Saiba como.

Para ter boa cara, o melhor segredo é o mais óbvio. Descanso. E muitas horas de sono. Quando não dormimos bem, a pele mostra-se cansada, com rugas finas, cor baça, e temos olheiras. E o humor não é o melhor. Ficamos rabugentos, fazemos birras e não somos os melhores companheiros de ninguém.

Por isso, dormir bem é o melhor remédio para a saúde e para a beleza. Mas os especialistas dizem que os problemas de sono afetam muita gente. Só em Portugal calcula-se que 30 por cento da população tenha distúrbios de sono. Ou seja, dormimos mal. E para combatermos o problema recorremos em demasia ao uso de fármacos.

Por cá, os distúrbios de sono afetam sobretudo as crianças e os jovens, que se deitam cada vez mais tarde e necessitam de se levantar muito cedo. "Um hábito que pode provocar uma diminuição da capacidade abstrata e problemas de memória", lembra Teresa Paiva, neurologista e autora do prefácio do mais recente livro sobre sono publicado no nosso país: "Durma para Ser Sexy, Inteligente e Elegante", editado pela Reader's Digest.

Mas se dormir bem tem tantos efeitos positivos porque não o fazemos? Por dois motivos: temos uma vida demasiado stressante, vivemos rodeados de ruído, poluição, e tentamos roubar horas ao sono para fazer muitas outras coisas. Não sabemos esperar, nem dar tempo ao tempo.

A qualidade do sono rege-se por secreções da hormona do sono, chamada melatonina. Esta hormona produz-se durante a noite, com a ausência da luz, mas a sua secreção diminui com a idade e também quando o ritmo de vida é intenso. "Para conseguirmos um sono de boa qualidade é importante manter uma ótima regulação da melatonina e para isso o melhor é expormo-nos à luz do sol durante pelo menos uma hora por dia, de preferência de manhã", lê-se no livro.

Para além da beleza, da saúde e da boa disposição, uma boa qualidade de sono também pode ajudar a longevidade. "Temos observado uma maior longevidade em pessoas que conseguem dormir pelo menos sete horas por noite", escrevem Ellen Michaud e Julie Bain, as autoras do livro. Teresa Paiva corrobora estes argumentos e diz: "Quando dormimos o suficiente temos maior capacidade de concentração, autocontrolo e até melhor memória. Produzimos mais e o que fazemos tem mais qualidade. O sono tem influência na nossa memória, no nosso humor e no nosso metabolismo."

Por oposição, a privação do sono acarreta um risco acrescido de obesidade e diabetes. A neurologista e professora universitária explica também que "dormir pouco aumenta a ingestão e a absorção dos alimentos e, por isso, faz engordar".

Comentários

Mensagens populares deste blogue