"Estas meninas são extraordinárias"

Helena Norte
foto lisa soares/global imagens
"Estas meninas são extraordinárias"
José Filipe carvalho recebe a visita de enfermeiros três vezes por dia desde que saiu do Hospital Pedro Hispano.

Três vezes por dia, a Equipa de Suporte em Cuidados Paliativos de Matosinhos visita José Filipe de Carvalho, doente oncológico de 85 anos. Um apoio fundamental para aliviar a "carga muito pesada" da esposa, Palmira Sousa Reina, 83 anos, que cuida ainda da irmã, com 90 anos e que também sofre de patologia oncológica e com 90 anos.

A vida de José Filipe Carvalho, marceneiro de profissão e actor por vocação, durante 50 anos na Associação Aurora da Liberdade, mudou radicalmente em poucos dias. "Sempre foi muito activo, saía todas as manhãs para caminhar e, à tarde, costumava estar com os amigos", recorda a esposa. Em Junho, começou a sentir-se mal. "Foi várias vezes à Urgência, até que ficou internado. Ficou lá um mês. Esteve muito em baixo, tive medo que não recuperasse", diz Palmira Sousa Reina.

Quando teve alta, encontrava-se estável, mas continuava bastante debilitado: era alimentado por uma sonda, não conseguia levantar-se e apresentava-se confuso e com lapsos de memória.
A intervenção da equipa especializada em cuidados continuados, que começou durante o internamento no Hospital de Pedro Hispano, com medidas de controlo da dor, continuou em casa.
Atendendo à complexidade do quadro clínico e às circunstâncias familiares, foi delineado um programa que contempla três visitas diárias. As melhorias são "enormes", considera a esposa. Está plenamente consciente e desde há duas semanas que consegue levantar-se. O objectivo, agora, é recuperar a mobilidade. "O doente quer sair de casa, pelo que estamos a fazer um treino de força muscular", explica a enfermeira Eliana.

"Estas meninas são extraordinária", diz José Filipe Carvalho, enquanto a enfermeira observa uma ferida no pé. A enfermeira faz perguntas e interessa-se não só pelo estado geral do paciente como da família.

A Equipa de Suporte em Cuidados Paliativos da Unidade Local de Saúde de Matosinhos dá apoio a 15 doentes internados e a 25 nas suas casas, segundo a médica responsável, Maria do Céu Rocha. Doentes com patologias oncológicas e neurológicas, demências, insuficiência cardíaca ou outras doenças que causem sofrimento e não tenham esperança de cura são candidatos a este tipo de cuidados.

Comentários

Mensagens populares deste blogue