Aprender a meditar perto de casa

Susana Ribeiro

Estreou esta semana o filme “Comer, Orar, Amar”, baseado no livro homónimo de Elizabeth Gilbert. A obra conta a vida da escritora norte-americana durante um ano, quando decidiu deixar tudo para trás e embarcar numa viagem por Itália, Índia e Indonésia. No livro, que vendeu mais de quatro milhões de cópias em todo o Mundo, um dos momentos mais marcantes é a passagem de Elizabeth por um ashram, na Índia, onde aprofunda a meditação.

Com a difusão do livro e filme por todo o Mundo, a prática da meditação tem vindo a crescer e também. Portugal também tem espaços onde pode aprender a meditar.

O Spaso Zen (www.spasozen.com), no Porto, tem sessões ou aulas de meditação à quarta-feira e relaxamento e meditação guiada à terça-feira. O Spaso Zen vai ter também um workshop de iniciação à prática Budista intitulado “Domar o Tigre Interior”, que começa a 9 de Outubro.

A União Budista Portuguesa (UBP) organiza cursos, seminários e retiros. Na meditação refere que “a maior parte do tempo a mente está dispersa, galopando para todos os lados. Saber centrá-la e descontraí-la constitui um verdadeiro trunfo”.

Mas não pense que a meditação é só para adultos. A UBP (www.uniaobudista.pt) tem inscrições para crianças dos seis aos 10 anos: “Pretende-se fornecer instrumentos de aplicabilidade no quotidiano, que favoreçam o auto-conhecimento e o relacionamento com os outros.

No Porto, a União Budista promove actividades que podem também ser consultadas no blogue http://gotadeorvalho.wordpress.com. Na Maia, a Brahma Kumaris Academia propõe actividades para os que desejam aprofundar “conhecimento e valores espirituais e descobrir novos métodos para alcançar paz e harmonia na vida”. Aos terceiros domingos de cada mês, os centros dedicam uma hora de meditação pela paz mundial. A Brahma Kumaris (www.bkwsu.org/portugal) sugere também uma passagem pelo site Just-A-Minute (http://www.just-a-minute.org) lançado para promover a prática da meditação no quotidiano.

A Vipassana Portugal (www.pt.dhamma.org) sugere a meditação Vipassana. “É um processo de auto-purificação através da auto-observação. Embora tendo sido ensinada na Índia há 2500 anos por Gautama o Buda, não está vinculada ao budismo ou a qualquer outra religião, podendo ser praticada por todos independentemente de crenças religiosas já existentes.

Comentários

Mensagens populares deste blogue