Saúde&Lar

Nunca é tarde para ter mais saúde


missing image file

missing image fileNOME EM LATIM: Foeniculum vulgare Mill.
FAMÍLIA: Umbelíferas
OUTROS NOMES: Funcho-vulgar, funcho-ordinário
REFERÊNCIAS HISTÓRCAS: O funcho já era usado pelos antigos Egípcios, contra as más digestões. Na Índia, existe uma tradição que qualifica esta planta de«pérola dos afrodisíacos», e por isso faz parte de poções supostamente excitantes. Hoje, porém, as mais importantes aplicações são as digestivas e respiratórias.
Descrição: Planta vivaz de 80 a 140 cm de altura. Os caules são maciços, de cor verde azulada. As folhas são finamente divididas e têm um aroma típico. As flores são amarelas e agrupam-se em umbelas terminais.
Habitat: Oriundo dos países mediterrâneos, mas amplamente difundido por toda a Europa e América. Cresce em terrenos não cultivados e ribanceiras secas.
PROPRIEDADES E INDICAÇÕES: Toda a planta, e especialmente as sementes, contêm uma essência rica em anetol, estragol e hidrocarbonetos terpénicos. Vejamos as suas propriedades e aplicações:
• Carminativo: Facilita a expulsão dos gases intestinais e estimula os movimentos peristálticos do intestino (1,2). É ligeiramente laxante.
• Digestivo: Facilita o esvaziamento do estômago e a digestão. Dá bons resultados nas digestões pesadas ou lentas, e no caso de gases ou arrotos no estômago (1,2).
• Expectorante: Indicado em catarros brônquicos e constipações (1,2).
• Galactagogo: Aumenta a produção do leite nas mães que amamentam (1,2).
Externamente, utiliza-se para lavagens ou banhos oculares, nas conjuntivites crónicas (3).
PARTES UTILIZADAS:
As sementes.
PREPARAÇÃO E EMPREGO:
USO INTERNO

1 Infusão com uma colher de sobremesa de sementes por cada chávena de água. Tomam-se 3 ou 4 chávenas por dia, depois das refeições. Para os catarros, adoça-se com mel.
2 Essência: A dose normal
é de 1-3 gotas, 2 ou 3 vezes ao dia.
USO EXTERNO
3 Lavagens oculares com uma infusão igual àquela que se usa internamente.

Dr. Jorge Pamplona Roger
*Extraído do livro A Saúde pelas Plantas Medicinais, editado pela Publicadora SerVir, S.A.

Comentários

Mensagens populares deste blogue