Exercício físico ajuda a combater as doenças de Inverno

As pessoas que praticam exercício físico com regularidade parecem ser menos propensas a apresentar constipações e, quando as têm, são de menor gravidade, sugere um estudo publicado na revista “British Journal of Sports Medicine”.

O Inverno está prestes a começar e, com ele, a época do ano onde mais proliferam as doenças respiratórias. Nestes meses frios, as condições climáticas reúnem-se para dar origem a uma série de doenças respiratórias que afectam a população.

Estimativas realizadas nos EUA revelam que os adultos podem ter uma constipação entre duas a quatro vezes por ano e as crianças entre seis a dez vezes. Somados, todos estes episódios geram um custo (directo e indirecto) de aproximadamente 40 mil milhões de dólares.

No entanto, o exercício físico poderia ser um meio pouco dispendioso de reduzir esses números, segundo o estudo agora publicado. "Os fisicamente activos presumem, sempre, que adoecem menos que os sedentários e, na verdade, têm razão", disse, em comunicado de imprensa, David C. Nieman, director do Laboratório de Motricidade Humana na Appalachian State University, no Campus de Pesquisa em Kannapolis, Carolina do Norte. E, deste modo, o investigador não tem dúvidas em afirmar que: “o exercício é provavelmente a coisa mais importante que podemos fazer para reduzir os dias de baixa no Inverno”.

Comentários

Mensagens populares deste blogue