Jornal de Notícias
País > Porto > Santo Tirso

Cadeira para André "é uma bela prenda"

Ana Correia Costa

"É uma bela prenda de Natal. Sinceramente, não podia esperar melhor", agradecia, ontem, Alice Pacheco, já com o filho, André, instalado numa nova cadeira de rodas. Um presente que os cerca de 570 euros mensais do abono de família e do Rendimento Social de Inserção não lhe permitiam dar ao menino que, há 12 anos, nasceu com síndrome de Angelman, uma falha genética traduzida numa quase paralisia.

"O senhor telefonou-me e disse que queria oferecer a cadeira ao André. Viu a notícia no "Jornal de Notícias" (dia 10) e lembrou-se dele, pois já tinha oferecido uma, há três anos. Mas onde é que ela já vai", diz, explicando que o rapaz "está sempre a movimentar-se", mercê da doença - os sintomas incluem movimentos desconexos, falta de equilíbrio, incapacidade de falar, atraso no desenvolvimento intelectual e convulsões, entre outros.

Recorde-se que, face às dificuldades de Alice, que, sozinha, providencia o sustento de dois filhos, a Autarquia de Vila das Aves, freguesia de Santo Tirso onde André Machado vive, ainda, com o irmão de nove anos, disponibilizou-se para receber donativos destinados ao menino. Como fraldas, artigos de higiene, roupa ou ajuda monetária, já que Alice Pacheco precisa, ainda, que a banheira do andar camarário onde habita seja substituída por um polibã, porque o filho já pesa quase 50 quilos.

Além da cadeira, oferecida por uma instituição de solidariedade de Gondomar, uma outra, mas de banho, foi doada por um particular. Os interessados em ajudar podem fazê-lo dirigindo-se à Junta das Aves ou contactando-a pelo 252 941 313.

Comentários

Mensagens populares deste blogue