Record
Europeu Corta-Mato: Jessica Augusto campeã

Portugal vence coletivamente

domingo, 12 dezembro de 2010

Jessica Augusto venceu este domingo o Europeu de Corta-Mato, que se disputou na pista das Açoteias, em Albufeira. A turca Binnaz Uslu foi segunda e Dulce Félix completou o pódio.

A seleção portuguesa sagrou-se campeã em termos coletivos (19 pontos), tendo colocado cinco atletas nos 10 primeiros lugares.

Jessica Augusto, que há precisamente dez anos se tinha sagrado campeã europeia de juniores de corta-mato e já tinha sido segunda classificada em seniores em 2008, teve uma prestação excelente, conseguindo a primeira medalha de ouro individual como sénior.

Jessica Augusto colocou-se na frente logo nos metros iniciais e separou-se da perseguição da espanhola Alessandra Aguilar ao cabo da primeira grande volta, ganhando enorme vantagem nas duas voltas seguintes.

Na quarta e última grande volta, a corredora portuguesa já vinha em sofrimento mas a distância para as rivais era tão grande que a portuguesa cumpriu os últimos metros já a acenar às bancadas, comemorando antes de cortar a meta, com o tempo de 26.52 minutos.

Em termos coletivos, Portugal revalidou o título, conseguindo o terceiro triunfo consecutivo em seniores femininos depois dos sucessos em Bruxelas (2008) e Dublin (2009).

Um cenário que começou a desenhar-se logo na fase inicial da corrida e que viria a ser confirmado no final da prova, com cinco atletas entre as dez primeiras.

Dulce Félix, que perdeu o segundo lugar para a turca Binnaz Uslu (26.57 minutos) nos últimos metros, fechou o pódio individual em 26.59 minutos, com Marisa Barros (quinta, com 27.06 minutos) e Sara Moreira (nona, 27.26) a concluírem a prestação portuguesa para a tabela coletiva, com um total de 19 pontos.

Ana Dias, já fora do contingente que pontuou, fechou o "top-10" individual e Anália Rosa foi a última portuguesa, no 32.º lugar.

Comentários

Mensagens populares deste blogue