A “Hora do Planeta” está marcada para o dia 26 de Março e incentiva cidades de todo o mundo a desligarem as luzes e provocarem um efeito global em onda. A organização lançou também uma aplicação de “smartphone” para levar a iniciativa “para lá da hora”.


EXPRESSO

Cidades

Apague a luz e ajude o planeta

Conhece a “Hora do Planeta” (Earth Hour)? É um evento promovido pela ONG World Wide Fund for Nature (WWF) com o objetivo de alertar para os perigos das alterações climáticas. Todos os anos a organização incentiva cidades de todo o mundo a desligarem as luzes por uma hora. Este ano, a iniciativa está marcada para sábado, 26 de Março. As cidades envolvidas devem reduzir ao máximo a sua fatura energética entre as 20h30 e as 21h30. O evento começa em Sidney, na Austrália, alastrando pela Terra em efeito onda devido aos diferentes fusos horários.

A “Hora do Planeta” teve início em 2007, em Sidney. Com este gesto simbólico espera-se promover um impacto positivo no ambiente, reduzindo o consumo de energia durante essa hora e fomentando bons hábitos energéticos. Mais de 128 países e territórios aderiram à iniciativa em 2010 e este ano estão inscritos 130, mas poderão ser os “smartphones” e redes sociais a dar o maior impulso.

Beyond the Hour” (para lá da hora) é o nome da plataforma e respetiva aplicação, já disponível na App Store da Apple e no Android Market da Google. Permite a qualquer pessoa partilhar ou participar em ações ambientais assim como partilhar todas essas informações nas redes sociais. A plataforma vai ser traduzida em 11 línguas para adquirir uma faceta verdadeiramente global.

Andy Ridley, cofundador e diretor executivo da Earth Hour, diz que a intenção sempre foi “ir para lá da hora”, afinal de contas “se conseguimos provar que centenas de milhões de pessoas se preocupam, o que que podemos fazer depois? O nosso staff é muito pequeno, por isso tivemos de fazê-la [a plataforma “Beyond the Hour”] em “open source” e entregá-la às pessoas”. Agora resta que os ambientalistas se envolvam e levem a Hora do Planeta para lá do dia 26 de Março.

Em Portugal, 60 cidades – entre elas Lisboa, Porto, Faro, Coimbra e Aveiro – vão participar no evento desligando as luzes a alguns ou todos os monumentos históricos. Mas o impacto maior será na capital, onde serão desligadas as luzes do Cristo Rei, da Ponte 25 de Abril e do Aqueduto das Águas Livres entre outros monumentos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue