JN
Facebook cria alerta para suicídios

O Facebook lançou um sistema de prevenção de suicídios, que permite aos utilizadores contactar a equipa técnica do site sempre que desconfiarem que algum "amigo" na rede poderá estar a pensar em suicidar-se.

A ideia surgiu de uma parceria com uma organização não-governamental britânica, mas já foi alargada a diferentes países, com o intuito de dar resposta aos recentes casos de utilizadores que usaram as suas páginas pessoais para anunciar o seu suicídio. Segundo a organização The Samaritans, citada pela BBC, durante a fase de testes (que durou três meses), foram recebidos diversos contactos, nenhum deles "falso" ou jocoso.

O serviço também já se encontra em funcionamento em Portugal, sendo que a instituição mencionada é, no caso português, a Linha SOS Voz Amiga. Para entrar em contacto com a equipa do Facebook caso desconfie de alguma situação de suicídio iminente, deverá ir até às opções de Ajuda da rede social. Aí, poderá tirar dúvidas e preencher um formulário onde lista os "sintomas" que encontrou no perfil do "amigo". A equipa de moderação do Facebook recebe todos os casos e decide se é necessário chamar a polícia ou accionar aconselhamento psicológico, depois de uma avaliação caso a caso.

Comentários

Mensagens populares deste blogue