NATURLINK

Cientistas dão passo importante para a produção de hidrogénio barato

Isabel Palma

Uma enzima, proveniente de um microorganismo, mostrou como produzir hidrogénio de forma mais rápida e barata. Este foi um passo importante para viabilizar o armazenamento e transporte de energia no futuro.

O hidrogénio pode ser produzido a partir de água onde quer que haja electricidade disponível, mesmo em casa. Através de uma célula de combustível, este processo pode ser invertido e gerada electricidade, numa reacção que tem a água como subproduto.

Se a electricidade vier de uma fonte de energia renovável isto significa que é possível armazenar e transportar energia limpa armazenada até ser necessária. O grande desafio é tornar esta reacção rápida e barata o suficiente para ser viável.

Uma investigação publicada na revista Science deu um passo importante neste sentido.

As células de combustível precisam de um catalisador para aumentar a velocidade das reacções químicas que transformam o hidrogénio em água e electricidade. A platina é um bom catalisador mais é muito cara e rara.

Contudo, alguns microrganismos conseguem fazer este trabalho com metais abundantes e baratos como o ferro e níquel, através de enzimas. Estas enzimas são difíceis de obter e não funcionam muito bem fora destes pequenos organismos. Mas agora, os cientistas conseguiram produzir uma versão sintética destas proteínas.

Esta enzima sintética desempenha a função de forma surpreendente. É 10 vezes mais rápida do que a enzima natural e consegue produzir 100 mil moléculas de gás hidrogénio por segundo.

“O catalisador baseado no níquel é realmente muito rápido,” refere Morris Bullock, co-autor do estudo, do Laboratório Nacional do Noroeste do Pacífico, no estado norte-americano de Washington.

Apesar de ser mais rápido, actualmente o processo ainda não é viável porque consome muita energia. Os autores escrevem no artigo que “estes resultados destacam a grande promessa dos catalisadores moleculares para a produção de hidrogénio.”

“Um dos pontos positivos sobre o hidrogénio é ser um vector de energia versátil. Pode ser gerado a partir de várias fontes de energia como o vento, sol e biomassa. Mas será possível realizar este processo de forma eficiente? E quanto custará? É por isso que esta é uma descoberta importante – alternativas baratas para catalisadores,” refere Gavin Walker, professor na Universidade de Nottingham que não esteve envolvido no estudo.

“Se nos pudermos focar no caminho da utilização do ferro e níquel, será muito mais económico. Poderá levar à produção de hidrogénio barato.”

Fonte: www.bbc.co.uk

Comentários

Mensagens populares deste blogue