PÚBLICO

Nomeados conhecidos em Janeiro

Fado de Camané para o filme “José e Pilar” candidato à nomeação aos Óscares

Por Cláudia Carvalho

Fado original do filme poderá ser um nomeado aos Óscares
Fado original do filme poderá ser um nomeado aos Óscares (Carlos Manuel Martins)
Depois de Portugal ter escolhido o filme “José e Pilar”, de Miguel Gonçalves Mendes, como o candidato à nomeação de melhor filme estrangeiro nos Óscares, agora foi a vez da sua banda sonora ser reconhecida. A Academia Americana de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou esta segunda-feira a lista das músicas candidatas à nomeação para melhor canção original, onde surge o fado de Camané “Já não estar”, especialmente gravado para o filme.

“Já não estar”, com letra de Manuela de Freitas e música de José Mário Branco, surge numa lista de 39 músicas pré-seleccionadas, competindo com nomes conhecidos da música internacional como Sinead O’Connor, Elton John, Lady Gaga, Robbie Williams, Pink, Mary J. Blige ou o brasileiro Carlinhos Brown. Entre as músicas escolhidas pela Academia, destacam-se as dos filmes de animação, êxitos de bilheteira, como “Carros 2”, “Rio” e “Happy Feet 2”.

Grande parte da banda sonora do filme português foi composta por David Santos, mais conhecido por Noiserv, que se estreou a cantar em português. “Palco do Tempo”, que é uma das canções mais conhecidas do filme, dá música ao trailer oficial (ver no fim da notícia). Além de Noiserv e Camané, a banda sonora, que foi apresentada em concerto no Lux em Novembro, conta ainda com temas interpretados por Paco Ibañez, Pedro Granato e Adriana Calcanhoto.

“José e Pilar”, co-produzido pelos realizadores brasileiro Fernando Meirelles e espanhol Pedro Almodôvar, é um retrato intimista da relação entre o escritor e Nobel da Literatura e a sua companheira Pilar del Río – estreou-se em Portugal em 2010 e foi visto por 22 mil espectadores.

Comentários

Mensagens populares deste blogue