Sapo Tek

Sugestão TeK: Postais & presentes solidários

O Natal está à porta e as duas próximas semanas apresentam-se como uma espécie de reta final para os últimos preparativos. Há que alinhar pormenores com a família, pensar na ementa natalícia e comprar os presentes.

Em ano de contenção nem precisamos de reforçar o aviso à navegação, porque os conselhos estão por todo o lado e já se sabe que é preciso ter prudência nos gastos. A pensar nisso, hoje propomos-lhe algumas opções para desejar festas felizes, com um simples cartão ou com um presente, que o ajudem a poupar (se trocar os cartões em papel por cartões eletrónicos) ou pelo menos a ser solidário e aproveitar a quadra para presentar alguém, ajudando outros.

São várias as instituições de solidariedade social a contar com lojas online que pode juntar aos favoritos e espreitar antes da próxima visita ao centro comercial. Quem sabe não encontra o que procura mesmo sem sair de casa.

Começamos pela Cruz Vermelha. A instituição acolhe no site a sua Loja Solidária, um cantinho com algumas sugestões. A oferta é pequena e restringe-se a duas coleções de livros, um DVD e uma peça de louça - que é o resultado de uma parceria entre a instituição e a Bordalo Pinheiro - mas existe e pode ajudá-lo a ajudar. Através da loja também pode encomendar os tradicionais postais de Natal da Cruz Vermelha, mas só em papel. Internacionalmente estão disponível versões eletrónicas, mas por cá não.

No site, a instituição tem ainda a decorrer uma campanha de solidariedade a que chamou Portugal Mais Feliz. Pode contribuir através do site de forma simples, como se estivesse a comprar um produto. Basta introduzir ou selecionar um dos valores exibidos no ecrã e seguir com o preenchimento de dados.

Nome da imagem

A Fundação do Gil também usa o site para pedir ajudas, nomeadamente através de uma loja online com algumas sugestões interessantes e diferentes. Para além de CDs ou livros, permite comprar cheques cinema ou um cartão presente do Gil, que estará disponível em breve e poderá ser trocada em qualquer loja aderente à rede Visa.

Nome da imagem

Já para desejar boas festas, sendo solidário e ao mesmo tempo amigo do ambiente, as propostas da UNICEF revelam-se as mais adequadas. A ONG oferece um leque variado de postais de Natal eletrónicos, que podem ser adquiridos individualmente ou em quantidade, com preços a partir dos 0,70 euros. Vai encontrar nesta versão eletrónica dos postais da UNICEF motivos iguais aos que decoram os postais em papel, mas também outras alternativas.

A uma maior variedade também se junta a possibilidade de personalizar cada postal. Na sua loja online, além dos e-cards, a UNIFEC também vende os tradicionais postais em papel e um conjunto de outras lembranças para crianças, adultos, casa e decoração ou artigos de papelaria.

Nome da imagem

Outro presente diferente para este Natal pode ser o Cartão Solidário, uma iniciativa que beneficia várias instituições de solidariedade de cada vez que o titular do cartão faz compras. Para requisitar o cartão é preciso fornecer alguns dados, mas desde que os saiba não o impede de preencher a informação necessária e fazer do cartão um presente para alguém próximo.

Nome da imagem

Embora o tema não se esgote por aqui e existam outras alternativas solidárias para oferecer este Natal apenas à distância de um par de cliques, nós encerramos a viagem, mas não sem deixar mais uma dica.

Os CTT reeditam este ano o Pai Natal Solidário, uma iniciativa que permite ajudar a realizar o desejo de uma criança. As cartas ao Pai Natal guardam os pedidos de crianças ajudas por mais de 50 instituições às quais os correios se ligam nesta iniciativa. As cartas estão visíveis no site e quem quiser realizar algum dos desejos que lá vem pedido pode fazê-lo. De forma totalmente anónima, se o desejar. Os correios fazem chegar o presente ao destino.

Nome da imagem

Comentários

Mensagens populares deste blogue