Sapo Notícias

Dívida

"Convenção de Lisboa" formaliza hoje auditoria cidadã à dívida pública

O líder da CGTP, Manuel Carvalho da Silva, foi um dos impulsionadores da iniciativa. Imagem: David Oliveira

Meio milhar de pessoas inscreveu-se 'online' no site da iniciativa Auditoria Cidadã à Dívida Pública (www.auditoriacidada.info) para participar hoje na convenção de Lisboa, que decorrerá no antigo cinema S. Jorge, disse à Lusa uma das promotoras da iniciativa, a cineasta Raquel Freire.

"Vamos ter um debate aberto a toda a gente, em que se vai apresentar uma resolução política, e os nomes da comissão que vai fazer esta auditoria", disse Freire. "A comissão fará depois o seu trabalho, ver que parte desta dívida é legítima ou ilegítima e perceber o que estamos a pagar e porquê".

A iniciativa de auditoria cidadã foi lançada no mês passado por um grupo de cidadãos, entre os quais a antiga secretária de Estado da Educação socialista Ana Benavente, o economista José Castro Caldas e o secretário-geral da CGTP, Manuel Carvalho da Silva.

"A ideia é que durante o primeiro semestre de 2012 este trabalho fosse realizado e concluído, o que não impede que dentro de um a dois meses não possam ter alguns dados setoriais já razoavelmente completos", disse à Lusa outro dos envolvidos nesta iniciativa, o ex-deputado do Bloco de Esquerda José Gusmão.

A iniciativa portuguesa inspira-se em projetos semelhantes lançados por grupos de cidadãos de países como a Grécia ou a Irlanda.

Comentários

Mensagens populares deste blogue