CORREIO da Manhã

Álvaro dos Santos da Silva, rodeado pelas netas, durante homenagem dedicada pelos trabalhadores

Sicasal: Funcionários homenageiam empresário que não desistiu da fábrica

“Todos não somos demais”

Foram cerca de 300 funcionários emocionados que ontem prestaram homenagem a Álvaro dos Santos da Silva, o proprietário da Sicasal, depois do grave incêndio que afectou a fábrica da Malveira em Dezembro

Por:Sofia Piçarra

Vestindo, literalmente, a camisola da empresa, os trabalhadores quiseram agradecer a vontade do empresário em manter a unidade a laborar, apesar das dificuldades mas, sobretudo, a garantia de manter os 650 postos de trabalho. "Não foi uma decisão difícil", garante ao CM Álvaro Silva, visivelmente emocionado com a atitude dos trabalhadores.

"É preciso muita força, porque há muita coisa para fazer e todos não somos demais", agradeceu o responsável. "Uma empresa desumanizada não é bom para ninguém: para o País, para as regiões, nem para as famílias", diz o empresário. Quase dois meses após o incêndio, que afectou a área de desmanche da fábrica, o empresário ainda não fez contas ao prejuízo: "Sei que foi muito, mas não tenho calculado. Para já os olhos e os esforços estão concentrados no futuro", explica.

Actualmente a funcionar em instalações alugadas, a Sicasal já conseguiu retomar cerca de 50% da produção normal. Porém, dentro de um ano já estará a laborar em pleno. Até lá, vai investir em melhores equipamentos. Mas, sobretudo, nas pessoas, afirma o empresário, que pretende aumentar o número de trabalhadores, porque "o futuro das empresas é crescer".

TRABALHADORES RECONSTROEM

Os trabalhos de recuperação das instalações da Sicasal decorrem com a ajuda de cerca de 150 funcionários que antes trabalhavam na zona afectada. "Fazemos limpezas, pinturas, e rondas para garantir a segurança do material", explica a directora de Recursos Humanos da fábrica, Dina Euletério. "No dia do incêndio, as pessoas ficaram desesperadas, mas com a garantia de que ninguém ia ser despedido, uniram-se para trabalhar."

Comentários

Mensagens populares deste blogue