PÚBLICO

Carta publicada em simultâneo nas revistas Nature e Science

Autores de trabalhos sobre vírus da gripe das aves mutantes decidiram suspender as suas pesquisas durante 60 dias

Por Ana Gerschenfeld

( (Matthias Kulka/Corbis))
Os autores de dois estudos sobre vírus da gripe das aves potencialmente transmissíveis pelo ar entre seres humanos anunciaram hoje, em simultâneo nas revistas "Nature" e "Science", que vão interromper as suas pesquisas durante dois meses para ter tempo de explicar claramente os benefícios deste tipo de investigação.

A criação destes novos vírus e a eventual publicação na íntegra dos resultados têm gerado uma grande polémica, incluindo entre os próprios especialistas da gripe. Há quem receie que a informação possa ser utilizada para fins terroristas. Há também quem tema que os vírus mutantes possam escapar acidentalmente dos laboratórios onde foram criados, acabando um dia por gerar uma pandemia mortal.

Numa carta publicada hoje nas duas revistas onde os seus respectivos artigos se encontram em curso de avaliação para publicação, Yoshihiro Kawaoka, da Universidade do Wisconsin (EUA), e Ron Fouchier, do Instituto Erasmo (Holanda), bem como uma série de co-signatários especialistas mundiais da gripe, reconhecem que “as organizações e os governos de todo o mundo precisam de tempo para encontrar as melhores soluções para as oportunidades e desafios que decorrem destas pesquisas”.

E salientam que, para dar tempo à realização desse debate, concordam em fazer "uma pausa voluntária em toda a investigação em torno de vírus H5N1 altamente patogénicos", seja a que visa tornar os vírus mais transmissíveis nos mamíferos, seja a que visa fazer experiências com os vírus de comprovada transmissibilidade entre furões.

"Gostaríamos de reconfortar o público", escrevem ainda, "dizendo que estas experiências têm sido feitas com a adequada supervisão reguladora, em instalações com a devida segurança biológica e por pessoal altamente qualificado e responsável, de forma a minimizar qualquer risco de libertação acidental" dos vírus.

Comentários

Mensagens populares deste blogue