SAPO Notícias

Suécia

Partilha de ficheiros online reconhecida como uma religião

Fotografia: AFP PHOTO / PHILIPPE HUGUEN

Como em todas as religiões, também aqui há um dogma espiritual: “copiarás e partilharás livremente todos os ficheiros que te aparecerem pela frente”.

Isak Gerson, fundador e líder espiritual desta igreja, disse à BBC, que avançou a notícia, que “o reconhecimento é um passo importante” e espera que a partir de agora a partilha de ficheiros online tenha uma proteção religiosa e que os crentes possam partilhar e copiar sem serem perseguidos por isso.

Hoje, o jovem sueco, de 19 anos, está no Twitter a agradecer as mensagens de parabéns deixadas pelo utilizadores e a responder a eventuais dúvidas. Apesar dos festejos, é preciso continuar a trabalhar e os problemas no site da congregação, devido ao excesso de tráfego, levaram Isak a informar, nesta mesma rede social, que “os servidores estão a ser reiniciados de cinco em cinco minutos. Se o site estiver em baixo, esperem uns minutos e tentem novamente!”.

Os comandos CTRL+C e CTRL+V (comandos de copiar e colar) são símbolos sagrados para esta congregação, que viu o seu desejo de ser oficialmente reconhecida realizado poucos dias antes do Natal.

Num comunicado da igreja de Kopimism, pode ler-se que “a informação é sagrada e copiar é um sacramento. A informação tem um valor em si mesma e naquilo que contém, sendo multiplicada cada vez que se copia. Assim sendo, o ato de copiar é central para a organização e os seus membros”.

Isak Gerson, citado pelo jornal Torrentfreak, disse ainda que as “pessoas ainda têm receio de ir para a cadeia quando estão a fazer cópias ou remisturas. Espero, em nome do Kopimi, que isto se altere”.

A igreja de Kopimism lutava para ser reconhecida desde 2010 e, segundo o jornal Público, para isso acontecer foi necessário que detalhassem o seu sistema de preces ou meditações.

O reconhecimento oficial deve ajudar a aumentar significativamente o número de seguidores desta congregação, que no segundo semestre de 2011 aumentou de 1000 para 3000 membros.

Para ser um kopimist basta apenas "sentir um chamamento para adorar o mais sagrado de tudo o que é sagrado: a informação e a cópia".

Comentários

Mensagens populares deste blogue