Correio do Brasil

Presos major e coronel por mortes de sem-terra no PA

Por Redação, com ACSs - de Belém

Carajás

Presos major e coronel envolvidos no Massacre dos Carajás

O major da Polícia Militar José Maria Pereira de Oliveira, condenado pela matança de trabalhadores sem-terra no Sul do Pará, apresentou-se nesta terça-feira às autoridades, no presídio militar Anastácio das Neves, em Santa Isabel (PA). Oliveira teve a prisão decretada na tarde desta segunda-feira, por comandar a chacina em 1996, que ficou internacionalmente conhecida como Massacre dos Carajás. Pelos crimes cometidos, ele foi condenado a 158 anos e quatro meses de prisão.

Oliveira passará, nas próximas horas, por avaliação psicológica e médica, para depois ser encaminhado a uma cela junto com outros dois presos. O advogado do presidiário, Arnaldo Gama, ainda acredita que poderá recorrer à prisão.

Além do major, o coronel da Polícia Militar, Mário Colares Pantoja, também foi preso nesta terça-feira. Ele foi condenado a 228 anos de prisão pelo envolvimento no mesmo crime. Ambos os condenados estavam em liberdade por força de habeas corpus do Supremo Tribunal Federal.

O massacre de Eldorado dos Carajás aconteceu em 17 de abril de 1996, no município de Eldorado dos Carajás, Pará. Cerca de 1,5 mil sem-terra acampavam na região e fizeram uma marcha em protesto contra a demora da desapropriação de terras na rodovia PA-150. A Polícia Militar foi acionada, foram usadas bombas e armas de fogo para conter a manifestação. Dos 155 policiais que participaram da ação, apenas os comandantes da operação foram condenados.

Comentários

Mensagens populares deste blogue