Médicos de

Portugal

Osteoartrose: Contra as dores articulares

É frequente que quem sofre de osteoartrose tenha mais queixas nos dias frios e húmidos. Mas as dores não são uma fatalidade: é possível passar o Inverno com articulações mais funcionais com a ajuda de suplementos que ajudam a travar o desgaste da cartilagem.

Osteoartrose: Contra as dores articulares

Com o avançar da idade, é habitual que os movimentos se tornem mais difíceis: é que as articulações vão sofrendo com o desgaste da cartilagem.

A cartilagem é um tecido esponjoso que reveste a extremidade dos ossos, protegendo-os: quando há movimento das articulações, é esta camada protectora que impede que os ossos se toquem e que haja fricção.

Porém, vai-se desgastando com o passar dos anos e pode chegar uma altura em que se torne tão fina que já não cumpre o seu papel. Em consequência, as articulações ficam menos funcionais e os movimentos mais difíceis – a dor é então frequente.
Este é o quadro típico da osteoartrose, uma doença que tende a afectar pessoas com mais de 50 anos. E que no Inverno tende a agravar-se, devido ao frio e à humidade.
Porém, há boas notícias: com a ajuda da glucosamina e da condroitina é possível ajudar a travar o desgaste da cartilagem, contribuindo para aliviar a dor. São duas substâncias naturais componentes da matriz da articulação e que também existem na natureza: a glucosamina é extraída do marisco (ajuda a fortalecer a casca do caranguejo, do camarão e da lagosta) e a condroitina é extraída a partir de cartilagens animais.
Juntas, contribuem para melhorar a saúde das articulações favorecendo a regeneração das mesmas.
Há estudos que demonstram a sua eficácia na diminuição da degradação da cartilagem e que indicam que poderá favorecer a recuperação da cartilagem. Podem, por isso, exercer uma acção na prevenção e tratamento da osteoartrose.
Existe um risco potencial para quem é alérgico ao marisco – dado que, tal como referido, a glucosamina é extraída do marisco – mas é um risco mínimo, acautelado pelas modernas técnicas de produção que tornaram possível reduzir os agentes alergénicos.
O efeito da glucosamina é acentuado na presença da condroitina, que é uma substância envolvida na produção e manutenção da cartilagem.
As dores articulares causadas pelo desgaste das articulações podem tornar o quotidiano bastante difícil, interferindo nos movimentos e, por isso mesmo, limitando as tarefas mais básicas. É a dor, aliás, uma das principais razões que leva os doentes ao reumatologista, em busca do desejado alívio e na tentativa de recuperar a qualidade de vida. Sobretudo no Inverno, em que estes problemas frequentemente se agudizam.
Estas dores podem levar à utilização de analgésicos e medicamentos anti-inflamatórios: ora, a partir de determinada idade, é frequente que se tomem vários medicamentos em simultâneo, pelo que os suplementos – neste caso à base de glucosamina e condroitina – podem ser uma alternativa.

É, no entanto, fundamental o conselho do médico ou farmacêutico para avaliar se existe algum risco de interacção entre os vários produtos e os medicamentos que estes doentes já tomam habitualmente, ou mesmo alguma situação em que a sua toma não seja recomendada.

É que a segurança deve estar em primeiro lugar quando se tomam produtos de saúde.

Comentários

Mensagens populares deste blogue