Criado sistema capaz de eliminar células cancerígenas sem danificar o tecido circundante saudável

Gettty Images
Uma equipa de investigação da Universidade Heriot-Watt, em Edimburgo, está a desenvolver um sistema de lasers ultrarrápidos capazes de remover as células cancerígenas dos tumores sem danificar o tecido saudável à volta

Cientistas da Universidade Heriot-Watt, em Edimburgo, na Escócia, estão a desenvolver um tratamento que utiliza lasers ultrarrápidos capazes de eliminar as células cancerígenas, sem danificar o tecido saudável à sua volta.

Neste sistema, os lasers fornecem energia através de uma série de pulsos de um trilionésimo de segundo de duração. Segundo Jonathan Shepard, professor nessa Universidade e líder do estudo, o sistema já foi testado em laboratório e revelou sucesso em cancros do cólon. “Provámos em laboratório que o nosso sistema a laser pode remover células cancerígenas de forma a minimizar os danos às células saudáveis à sua volta”, garantiu à Sky News.

O que possibilita estre processo é a rapidez com que as células são queimadas, já que os pulsos são muito curtos, não havendo tempo para o calor do laser queimar, também, o tecido nas periferias do tumor. Deste modo, o tecido saudável permanece intacto. De acordo com Shepard, a perda de tecido saudável, mesmo que mínima, pode levar a consequências graves na saúde dos doentes.

O objetivo da equipa é, agora, conseguir vir a aplicar clinicamente este tratamento e adaptá-lo a outros tipos de cancro, além do do cólon: cérebro, cabeça e pescoço, já que pode trazer “enormes benefícios aos doentes”, diminuindo os efeitos colaterais desta doença, diz o investigador.

A equipa recebeu mais de um milhão de euros do Conselho de Pesquisa de Engenharia e Ciências Físicas (EPSRC, na sigla inglesa) para desenvolver o tratamento, investigação que será realizada durante os próximos três anos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue