Saúde

Vinagre pode reduzir nível de açúcar no sangue

por DN

Comer uma salada temperada com vinagre branco ajuda a reduzir o nível de açúcar no sangue

Estudos demonstram que adicionar vinagre a uma refeição pode reduzir os níveis de açúcar no sangue, quando os alimentos são ricos em hidratos de carbono.

Segundo o New York Times, um estudo realizado por cientistas italianos provou que é possível reduzir o açúcar absorvido pelo organismo, mesmo depois de comer alimentos ricos em hidratos de carbono. A solução passa por adicionar um pouco de vinagre, que parece ajudar a desacelerar a absorção na corrente sanguínea do açúcar proveniente da refeição, pois contribui para bloquear as enzimas digestivas responsáveis por converter hidratos de carbono em açúcar.

A pesquisa demonstrou que quando uma pessoa saudável consome cerca de quatro colheres de chá (20 ml) de vinagre branco como tempero de salada, com uma refeição que inclui pão branco com menos de 50g de hidrato de carbono, havia uma redução de cerca de 30% na sua resposta glicémica, ou seja, no aumento do açúcar do sangue, quando comparada com a de indivíduos que comiam salada com outro tipo de tempero.

Já em 2004, um estudo publicado no 'Diabetes Care', jornal da Associação Americana de Diabetes, fazia referência a efeitos semelhantes em pessoas que sofriam desta doença. Porém, nada substitui o exercício físico e a ingestão ponderada de alimentos no controlo dos níveis de açúcar, sublinhou Sue McLaughlin, a porta-voz desta associação.

fantomette

E fica a ressalva que o Vinagre de Cidra tem um efeito milagroso contra a gripe


Comentários

Mensagens populares deste blogue