Sapo Notícias
UNICEF: Um centro que constrói sonhos

A UNICEF está a apoiar um centro de protecção de jovens no Uganda que pretende mudar o futuro de muitas crianças. Mostramos-lhe agora um exemplo de sucesso nesse centro que conta com 18 jovens.À primeira vista John Bosco é um jovem como tantos outros. Mas há oito anos quando John tinha apenas sete anos tudo mudou. O pai foi morto por caçadores de gado no Norte do Uganda.

"Eles roubavam vacas. E foi assim que o meu pai morreu. Alvejaram-no com duas balas aqui atrás."

Um incidente trágico que obrigou John e a mãe a moverem-se para a cidade de Kampala onde o destino lhe voltou a pregar uma rasteira. Perdeu a mãe num acidente de viação.

Aos 10 anos ficou sozinho nas ruas sem comida e obrigado a dormir em condições sub-humanas.

Hoje é um dos 18 jovens órfãos que recebem apoio numa instituição apoiada pela UNICEF que tem como missão retirar crianças das ruas protegendo-as contra a violência e abusos que continuam a marcar o Uganda.

"Estou a estudar. E o Padre Bosco dá-me tudo aquilo que quero. A vida aqui em Kampala só deitou abaixo, mas aqui no centro tenho um lar, posso estudar e ainda como muito bem"

Padre Bosco é o responsável pelo centro apoiado pela UNICEF que dá ás crianças uma infância mais digna e mais segura que a vida nas ruas.

"Uma vida de de necessidades é o pior que pode nos acontecer. Primeiro está-se nas ruas a pedir do nascer ao pôr-do-sol, a pedir e a verdade é que nem todas as pessoas gostam de pedintes. É-se insultado, agredido, empurrado para a estrada. Portanto a sobrevivência nem sempre está garantida"

John Bosco é apenas um dos rostos de sucesso, a sua recuperação está garantida. E o futuro já está pensado. John quer ser gerente bancário. Algo que não pensava há muito poucos anos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue