SOL

Crianças
Pais de bebés prematuros contam com apoio de associação

A XXS - Associação Portuguesa de Apoio ao Bebé Prematuro, fundada em 2008 - tem como missão ajudar os bebés prematuros e as sua famílias a ultrapassarem aqueles que poderão ser os momentos mais difíceis das suas vida. Tudo parte de um princípio comum àqueles que apoiam: a partilha da experiência de quem já passou pelo nascimento de um filho prematuro e já viveu a mesma realidade.

«A ideia de fundar esta associação resultou essencialmente da vontade de um grupo de pais conscientes de que há cada vez mais bebés a nascer no limite e que qualquer família pode ser, repentinamente, confrontada com esta realidade. E, principalmente, porque sentiram na sua experiência a existência de muitas lacunas e necessidades» , contam Paula Guerra e Carla Rocha, fundadoras da XXS.

Em Portugal, seis em cada 100 bebés nascem com menos de 37 semanas de gestação, sendo a prematuridade no nascimento responsável por um terço da mortalidade infantil. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), entre 2000 e 2007 houve um acentuado aumento no número de prematuros: 31,5%.

Hoje, calcula-se que os bebés com 36 semanas representam 9,1% do total de nascimentos a nível nacional. Foi neste sentido que este grupo de pais aceitou o convite da presidente da Secção de Neonatologia, da Sociedade Portuguesa de Pediatria, Teresa Tomé, de fundar uma associação com representatividade a nível nacional e europeu.

Duas das fundadoras da instituição passaram pela angustiante experiência da prematuridade e pelo risco iminente de perder os seus filhos logo a partir do quarto mês de gravidez. Cientes das dificuldades e do sofrimento em ter um bebé prematuro, Paula Guerra e Carla Rocha decidiram utilizar a sua experiência de modo a apoiar quem enfrenta os mesmos problemas.

.


Comentários

Mensagens populares deste blogue